quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aos parceiros dos soldados

Obrigado a todos que ajudaram a realização dos "Soldados da Borracha". Ótimo Natal e que 2011 seja generoso com todos!



Um abraço,

Cesar Garcia Lima

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Diário de filmagem - sexto dia; making of

No sexto dia de filmagem, voltamos a Rio Branco. Fiquei exausto e constatei que isso tinha muito a ver com o calor, que é maior na capital do que em Plácido de Castro, Xapuri ou no seringal Cachoeira. Em alguns momentos no interior é possível até sentir um friozinho típico da floresta. Mesmo cansado e sem conseguir falar muito no making of, o sexto dia foi muito divertido, já que acompanhamos seu Walter da casa dele ao  curioso forró do Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro do Aeroporto Velho (vejam  um dos primeiros posts deste blog).
Graças ao apoio da Usina de Arte, com a gravação de Felipe Cavalcanti e Marcelo Zuza, fizemos este making of, editado por Aleksander Tsapov, estoniano que aportou no Rio de Janeiro. Foto de Talita Oliveira.

Uma conversa no forró virou debate informal no filme














Making of:

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Diário de filmagem - quinto dia

No quinto dia de filmagem, ainda em Xapuri, decidi levar seu Elias ao seringal Cachoeira, onde ele trabalhou entre os anos 1960/70 e conheceu Chico Mendes. O seringal Cachoeira abriga hoje uma pousada  de modelo sustentável, com passeios pela mata para conhecer o processo de extração da borracha, a samaúma (uma árvore gigantesca, um dos símbolos amazônicos) e um dos poucos locais onde há pedra nessa região do Acre. A entrada do seringal fica um pouco antes da entrada da estrada para Xapuri, hoje conhecida como a Estrada do Pacífico, desembocando no Peru, e lá ainda se respira o ar mais puro da floresta. A mesma estrada também é conhecida como Estrada da Borracha. Seu trajeto total deve ser inaugurado em 2011, criando expectativa sobre uma nova rota de exportação brasileira. Deixei esse trecho das filmagens para uma nova edição do documentário, apostando que a questão ecológica pode ser mostrada nesse retorno às origens de seu Elias.  Acima, uma foto antiga dessa rota rumo ao mar.